*TAREFAS: a coluna da direita indica como se preparar para o encontro seguinte
As tarefas atrasadas devem ser entregues no mural depois de aviso por email para: lucianasalazar@ufscar.br com cópia para jose.messias@estudante.ufscar.br
Observação: a lauda de referência para todos os trabalhos é de 1200 caracteres (com espaços)
OUT | tópico de trabalho | tarefa a preparar para o próximo encontro* |
09 | produção e circulação – caso Nestlé: Como a Nestlé se apropriou das receitas brasileiras (ou de como viramos o país do leite condensado) | escrita: até 280 caracteres sobre a capa do mural |
16 | subjetividade, língua e história objetos técnicos e debate público | leitura do texto: Por uma análise discursiva da comunicação, de Alice Krieg-Planque escrita: até uma lauda que defina espaço público a partir deste material: OCUPE – largo da batata |
23 | informação, comunicação e espaço público | leitura do texto: “Cultura de Paz”: gênese de uma fórmula entre discursos de guerra e de violência escrita: até uma lauda: delimitação de um fórmula discursiva |
30 | fórmulas discursivas: introdução metodologia para o estudo de fórmulas discursivas liberdade de expressão | pensar a fórmula discursiva, reler os textos, matutar sobre tudo o que foi dito |
NOV | ||
06 | metodologia para o estudo de fórmulas discursivas | MATERIAIS SUGERIDOS 1) Um texto de 1980 de uma autora de ascendência mexicana, “chicana”, como se autodenomina, nos primórdios da reflexão sobre escrita e lugar de fala. “Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo”, de Glória Anzaldúa. (8 páginas) https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880/9106 Vejam que, se fosse escrita hoje, possivelmente registraria “sul global” em vez de “terceiro mundo”. Interessante pensar nesse deslizamento de sentido… * 2) Anzaldúa escreve essa carta (publicada em um periódico científico, vejam só) no ano em que John Lennon e Yoko Ono lançam a canção que mais circulou no mundo todo: “Imagine”. O clipe, de 1979, é revelador dos imaginários em jogo nesse período histórico. (3’14’’) https://www.youtube.com/watch?v=rfsT3aKLWdM Lembremos que Lennon foi assassinado em dezembro de 1980. * 3) Um famoso documentário dos anos 1990 nos permite pensar sobre a nada óbvia diferença entre olhar, ver e imaginar. (1h11’) “Janelas da Alma”, de João Jardim e Walter Carvalho https://www.youtube.com/watch?v=GJUA0Oqtloc |
13 | comentários aos processos de destacamento – sobreasseveração – hiperenunciação – situação de comunicação Jakobson – casos que indicam o sistema | leitura do texto A propósito do ethos discursivo pensar a fórmula discursiva, reler os textos, matutar sobre tudo o que foi dito, começar a coletar: onde ela aparece? enunciada por quem? que vozes estão em jogo quando esse termo ou sintagma aparece? |
27 | objetos editoriais: cenografia e ethos – caso “Revista Pesquisa FAPESP” – caso “Barba Azul” | leitura do texto: Notas sobre paratopia criadora: o caso de Jane Austen para além de sua fortuna crítica |
DEZ | ||
04 | questões de autoria e ethos: gestão da dispersão | leitura do texto: Notas sobre paratopia criadora: o caso de Jane Austen para além de sua fortuna crítica |
11 | questões de autoria Copyright, Creative Commons objetos editoriais até 15h 40 SEL/Jornada de Letras | leitura do texto Tempo de cérebro, de Sidarta Ribeiro escrita até uma lauda, comentário sobre o vídeo de Sidarta Ribeiro – A importância dos sonhos e como podem nos ajudar no cotidiano |
18 | Plantão às 10h30 local: LABEPPE (no DL) | para quem quiser |
19 | Plantão às 14h30 local: LABEPPE (no DL) | para quem quiser |
JAN | ||
08 | produção de subjetividade: sono, sonho, pensamento, consciência + paratopia criadora cenas da enunciação ethos discursivo | retomar os textos propostos, conforme cada um achar necessário a seu processo de reflexão e trazer eventuais questões para o encontro |
15 | produção de subjetividade: sono, sonho, pensamento, consciência + paratopia criadora cenas da enunciação ethos discursivo | retomar os textos propostos, conforme cada um achar necessário a seu processo de reflexão e trazer eventuais questões para o encontro |
22 | apresentação dos trabalhos finais – ajustes coletivos | escrita até uma lauda, apreciação dos trabalhos apresentados |
29 | apresentação dos trabalhos finais – ajustes coletivos | escrita até uma lauda, apreciação dos trabalhos apresentados |
FEV | ||
07 | subir o link para o vídeo no mural |
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Bibliografia básica
BOSCHI, Helena. “Cultura de Paz”: gênese de uma fórmula entre discursos de guerra e de violência. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, (57.2), 2018, p. 848-876.
FOLETTO, Leonardo. A cultura é livre – uma história da resistência antipropriedade. São Paulo: Autonomia Literária, 2012.
KRIEG-PLANQUE, Alice. Por uma análise discursiva da comunicação. Linguasagem, 16a ed, São Carlos, 2011, s/p.
RIBAS, Jaqueline Roberta. A circulação do sintagma “liberdade de expressão” nos embates sobre o marco regulatório da comunicação no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Letras, Universidade Federal de São Carlos, 2014, 121p.
RIBEIRO, Sidarta. Tempo de cérebro. In: Estudos Avançados, 27(77), 2003, p. 7-22.
SALGADO, Luciana Salazar. A dimensão algorítmica dos discursos ou como a língua se textualiza me mídiuns digitais. In TARDELLI; GARCIA; FERREIRA (orgs.). Pesquisas em linguagem: diálogos com a contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2021.
SALGADO, Luciana Salazar; CHIEREGATTI, Amanda Aparecida. Notas sobre paratopia criadora: o caso de Jane Aus para além de sua fortuna crítica. In Revista do GEL, v. 15, n. 2, 2018, p. p. 117-131.
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Bibliografia Complementar
BONA, Dénètem Touam. Cosmopoéticas do Refúgio. Trad. Milena Duchiade. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2020.
KRIEG-PLANQUE, Alice. “Fórmulas” e “lugares discursivos”: propostas para a análise do discurso político. In: MOTTA; SALGADO (orgs.). Fórmulas Discursivas. São Paulo: Contexto, 2011.
LESSIG, Lawrence. Cultura Livre – como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. Vários tradutores. São Paulo: Trama, 2005.
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Avaliação
individual: exercícios (postados no mural)
individual: prova escrita (cancelada em acordo com a turma, diante da necessidade de retomar conteúdos de base não trabalhados no ENPE)
solo ou dupla: apresentação entre 15 min e 20 min sobre a reedição de um objeto editorial que ponha em circulação um debate público (identificado via fórmula discursiva)