A Feira do Livro Independiente y )A( – alternativa, artesanal, anticapitalista, amiga, amorosa, autônoma, andariega surgiu em Buenos Aires, Argentina, em 2006 a partir da necessidade de escritores de criar um espaço aberto para compartilhar, permutar e divulgar suas obras.
Com o passar dos anos, foi se espalhando por toda a Argentina, passando a fronteira para outros países da Latinoamérica (Chile, Uruguai, Paraguai, Brasil, Bolívia).
A proposta é criar um espaço para a cultura independente, um espaço aberto onde todos podem participar sem remuneração nem depender de qualquer patrocinador, padrão ou partido político.
No entanto, a FLIA não é por si só um projeto editorial: é um um espaço nuclear de diferentes editorias que trabalham de várias maneiras (algumas trabalham só com obras próprias, outras trabalham com obras de outros autores, com autores anônimos, com licença Creative Commons ou copyleft, fanzines, etc.). É também uma feira aberta a outras formas de produtos artesanais, desde que sejam obra de auto-gestão, sem padrões coercitivos.
A FLIA faz também outras actividades como Oficinas de Autopublicação, Oficinas de edição e encuadernação e a Radio FLIA (https://www.facebook.com/radioflia?fref=ts).
Arquivos Frutal autopublicado é uma publicação coletiva que surgiu a partir da Segunda Oficina de autopublicação, feita no ano 2013 na cidade argentina de Rosario. Contém diferentes imagens e textos de várias autoras, algumas anônimas.
Autopublicación é um livro editado pela FLIA Rosario, é um livro que compila textos sobre a questão da autoria e tem ferramentas para autopublicação.
veja mais:
texto informado por Carolina del Corro