16h30 às 18h30 – Ecossistema de desinformação e o ataque ao Estado Democrático brasileiro. Com Esther Solano, Eliara Santana, Luciana Salazar e João Brant – Mediação: Thaís Reis Oliveira Entre os dias 25 e 28 de abril acontecerá o I Seminário Nacional para discutir a comunicação e a reconstrução democrática no Brasil.

Promovido pelo Observatório das Eleições e da Democracia e o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, o evento é gratuito e totalmente online, com transmissão ao vivo através do canal no YouTube do Barão de Itararé, no canal do Jornal GGN e no site Viomundo. São 12 mesas compostas por pesquisadores, professores, blogueiros, jornalistas, ministros e ex-ministros para debater temas relevantes sobre a desinformação e o papel da comunicação para enfrentar a atual conjuntura do país.

Assista em tempo real, participe pelo chat e inscreva-se no #CanalDoBarão. Confira a programação completa no baraodeitarare.org.br e acompanhe o Seminário conosco!

*

“Essa posição opaca, instável, pode ser geradora, no interlocutor, de que ele é um beócio, um inepto, mas pode gerar uma simpatia: ‘Eu também estou me sentindo assim, eu não consigo entender tudo que está em jogo. Nossa, eu entendo esse cara, olha tudo o que ele está passando…’. Esse me parece ser o grande elemento da força retórica dele”, aponta Salazar.

*

https://www.brasil247.com/blog/o-sentido-que-o-algoritmo-faz-ou-faz-fazer

*

“Comunicação e informação no mundo hiperdigitalizado”

IFSP – Campus Cubatão

*

Mídium e mundos éticos: considerações sobre a técnica e o discurso

Círculo de Estudos do Discurso UFU

*

I Encontro de Editoras Experimentais Acadêmicas – Mesa 01

***

8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional: Língua e Literatura

***

Uma conversa sobre os princípios gerais do trabalho do revisor de textos.

Disponível tb aqui.

***

Descrição do evento O revisor corrige? Reescreve? O tradutor inventa? Recria? Até que ponto o editor intervém? Buscando compreender os limites e as fronteiras da atuação desses profissionais, partindo da premissa de que o trabalho de edição, tradução, preparação e revisão de textos é um verdadeiro exercício de alteridade, cujos profissionais envolvidos estão a serviço do autor, nesta live abordaremos as práticas discursivas e as práticas linguísticas editoriais engendradas na produção de textos editoriais.

***

O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense e o Grupo de Pesquisa PRÁTICAS de linguagem, trabalho e formação docente (UFF, CNPq) promovem a transmissão ao vivo do encontro virtual “O digital no tempo presente: desafios ético-políticos”.

Convidados:
Prof. dra. Luciana Salazar Salgado (Ufscar)
Prof. dr. Bruno Deusdará (Uerj)
Prof. dr. Joel Windle (UFF)

Mediador:
Prof. dr. Phellipe Marcel (UFF)

Organização:
Prof. dra. Del Carmen Daher (UFF)

Apoio:
Vitor Calebe A. Souza (UFF)

Arte gráfica:
Begoña Salgado (CP2)

***

Captura de Tela 2020-08-10 às 08.34.22

Live disponível  no site da ANPOLL

***

Para FRENTE CULTURAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

frente cultural de educadores, escritores, artistas, intelectuais e apaixonados pela cultura e histórias de vida, unidos pela língua portuguesa e que nos constituímos a partir da primeira comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa – DMLP, data criada pela Unesco em novembro de 2019, comemorada em 5 de maio

…dia mundial da língua portuguesa em tempos de pandemia… 5/05/20

conjunto de depoimentos: https://flipgrid.com/a9b8d726

meu depoimento: https://flipgrid.com/26ad1ee9

 

***

Piqueling, UFSCar

tema: a língua e o digital

Captura de Tela 2019-11-03 às 10.35.00

***

Cibercultura e política: uma confluência necessária (entrevista a Gustavo Conde, 2019),

na TV 247:

***

Docente da UFSCar realiza pesquisa inédita no Fundo Milton Santos (2018)

***

Arquivo do IEB permite conhecer o processo de escrita de Milton Santos (2018)

 ***

Proliferação de invenções em espaços circunscritos, na mesa “Cultura e discursos digitais”, no seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa (UFSCar, câmpus Sorocaba) (2018)

***

Pesquisa da UFSCar aborda os dispositivos comunicacionais e a semiologia dos objetos (2017)