Uma coleção de coleções.

E cada uma dessas coleções reúne pequenas coleções temáticas.

Trata-se de um dos muitos experimentos que os laboratórios de linguística da UFSCar fazem.

Neste, que é o Lab 8, cuja ênfase é o estudo dos “meios e materiais instrucionais de produção e difusão dos textos”, discutimos periódicos, mais propriamente revistas — acadêmicas e não acadêmicas: como são feitas; que mediações editoriais há; que habilidades e competências são requeridas nessas mediações, ou são desenvolvidas quando se participa dessas mediações; no que têm a  ver com as institucionalidades mobilizadas…

De todo modo, fazer uma revista é sobretudo um exercício de seleção e síntese.

Define-se um foco, coleta-se material, articulam-se os achados.

A unidade orgânica se produz na lida com o modo como se organiza o que se encontra e, do que se encontra, o modo como se elege o que se vai organizar.

 

2013

Nesta altura, testemunhamos um gesto inaugural: dá-se início à grande coleção – a Red-e. Coleção Experimentalcom a coleção da turma que entrou no bacharelado em 2010 e agora vai encerrando seus trabalhos…

é, por isso, uma celebração: fechando um ciclo singular, essa turma dá início a outro, que a inclui mas também a transcende para continuar com as turmas que virão. Um belo modo de ir embora, ganhar mundo, e estar sempre aqui, na história da Red-e, na história de tantas redes, nas dinâmicas que fazem das redes verdadeiras galáxias.

 

2014

Para ler, Paralelo