É formada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Unesp – Licenciatura e Bacharelado em Português, Bacharelado em Latim, 2010). Durante o ano de 2011, atuou como agente cultural no Instituto Cultural Janela Aberta (São Carlos-SP), participando dos núcleos de comunicação e de produção cultural da entidade por meio da escrita e da revisão de textos diversos (comunicação interna e externa da Ong, projetos culturais, materiais digitais e impressos de divulgação de eventos) e da ministração de oficinas educacionais no Centro de Educação e Formação ao Adolescente (CEFA).
Em 2012, ingressou no Mestrado em Linguística na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o projeto “A constituição da fórmula discursiva ‘Cultura de Paz’: circulação e produção dos sentidos”, desenvolvido com financiamento da Fapesp sob orientação da Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado. De forma resumida, essa pesquisa mostrou como é produzido um efeito de consenso nos discursos institucionais que mobilizam essa fórmula, convocada, no entanto, por interpretações diversas, abrangendo questões políticas e sociais.
Em projeto complementar, fez um estágio de seis meses (agosto 2013 – janeiro 2014) no Centre d étude des discours, images, textes, écrits, communication (Céditec) da Université Paris-Est Créteil Val de Marne sob supervisão da pesquisadora Alice Krieg-Planque, também com financiamento da Fapesp, investigando a constituição de objetos editoriais – por definição, objetos discursivos – que têm “cultura de paz” como assunto principal e analisando as relações que seus processos de edição mantêm com a circulação e a produção dos sentidos que a referida fórmula discursiva abriga.
Paralelamente ao mestrado, atuou como diretora de comunicação e cultura da Associação de Pós-Graduandos da UFSCar na gestão 2012-2013 e deu aulas de português como voluntária no Cursinho Popular Emancipa e no Centro de Referência Português para Estrangeiros da UFSCar.
Contato: helenaboschi@gmail.com
Artigos
Gênese discursiva da fórmula “cultura de paz”